Lições

Lições 1 e 2

12 de Setembro de 2011

Sumário: Apresentação. Critérios de avaliação da disciplina. O trabalho de portefólio e as suas características. Breve exposição sobre os conteúdos programáticos da disciplina.

Lições 3 e 4

14 de Setembro de 2011

Sumário: A genética e a sua relação com o comportamento humano. Realização de ficha de trabalho de grupo sobre esta temática com consulta de fontes diversificadas de informação.

Lições 5 e 6

15 de Setembro de 2011

Sumário: A genética e a sua relação com o comportamento humano. Conclusão da ficha de trabalho de grupo 1. Observação do documentário «A Jornada do Homem», da National Geographic – a ciência genética prova que o racismo não tem fundamento.

Lições 7 e 8

19 de Setembro de 2011

Sumário: Entrega e correção da ficha de trabalho de grupo 1 - A genética e a sua relação com o comportamento humano. Continuação da observação do documentário «A Jornada do Homem», da National Geographic. Retrospetiva sobre as questões do guião abordadas na aula anterior. Receção do trabalho de casa.

Lições 9 e 10

21 de Setembro de 2011

Sumário: Conclusão da observação do documentário «A Jornada do Homem», da National Geographic. Retrospetiva sobre as questões do guião abordadas na aula anterior. Questão final: genética e racismo.

Lições 11 e 12

22 de Setembro de 2011

Sumário: A clonagem. Uma oportunidade e um desafio. Observação do documentário «Clonagem», da National Geographic. Trabalho de grupo: resolução das questões do guião deste documentário.

Lições 13 e 14

26 de Setembro de 2011

Sumário: Conclusão da observação do documentário «Clonagem», da National Geographic. Trabalho de grupo: resolução das questões do guião deste documentário. Acompanhamento do trabalho dos alunos e esclarecimento de dúvidas.

Lições 15 e 16

28 de Setembro de 2011

Sumário: Conclusão das questões sobre a observação do documentário «Clonagem», da National Geographic.  Acompanhamento do trabalho dos alunos e esclarecimento de dúvidas - Biblioteca.

Lições 17 e 18

29 de Setembro de 2011

Sumário: Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários. Ficha formativa de verificação de conhecimentos da Unidade 1 – A Genética. Um mistério da evolução humana: «homo sapiens» e «homo neandertalensis».

Lições 19 e 20

3 de Outubro de 2011

Sumário: Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários. Leitura de artigo da revista National Geographic Portugal - «O Último Neandertal», datado de Novembro de 2008.

Lições 21 e 22

6 de Outubro de 2011

Sumário: Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários. Leitura de artigo da revista National Geographic Portugal - «O Último Neandertal», datado de Novembro de 2008. Elaboração de ensaios sobre o mistério da extinção do homem de Neandertal.

Lições 23 e 24

10 de Outubro de 2011

Sumário: Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação dos trabalhos de produção escrita sobre o mistério da extinção do homem de Neandertal.

Lições 25 e 26

12 de Outubro de 2011

Sumário: Observação de documentário Neanderthal, (Discovery Channel). Elaboração em grupo das respostas às questões do guião de observação. 

Lições 27 e 28

12 de Outubro de 2011

Sumário: Continuação da observação de documentário Neanderthal, (Discovery Channel). Elaboração em grupo das respostas às questões do guião de observação.

Lições 29 e 30

13 de Outubro de 2011

Sumário: Avaliação dos trabalhos realizados pelos alunos. Registo de classificações. Envio de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados via e-mail. Avaliação de portefólios digitais. 

Lições 31 e 32

17 de Outubro de 2011

Sumário: Conclusão da observação do documentário «Neanderthal» e elaboração das respostas do guião.

Lições 33 e 34

19 de Outubro de 2011

Sumário: Ao – O Último Neandertal. Observação deste filme no Auditório.

Lições 35 e 36

20 de Outubro de 2011
 
Sumário: Verificação e sugestões sobre os trabalhos dos alunos para a produção de ensaios. Esclarecimento de dúvidas e conclusão do tema 1 da Unidade 1 do programa. 

Lições nº 37 e 38

24 de Outubro de 2011

Sumário: O Cérebro. O neurónio e a sinapse. Tipos de neurónios. Como se processa a comunicação nervosa? Os neurotransmissores. FTG2 sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.

Lições nº 39 e 40

26 de Outubro de 2011

O Cérebro. Estruturas, funções e lesões. FTG3 sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios.

Lições nº 41 e 42

27 de Outubro de 2011

O Cérebro. Lesões, função de suplência e unidade funcional. FTG 4: acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios. A teoria triúnica do cérebro de Paul MacLean e os seus críticos.

Lições nº 43 e 44

31 de Outubro de 2011

Sumário. Avaliação de trabalhos dos alunos e reflexões individuais dos portefólios. Conclusão das questões da FTG 4: acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet.

Lições 45 e 46

2 de Novembro de 2011

Sumário:  Conclusão da FTG 4. Entrega e correção de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados.  As áreas pré-frontais. As lesões de Phineas Gage e de Elliot. A questão da origem da consciência – problematização.

Lições 47 e 48

3 de Novembro de 2011
 
Sumário: Observação do documentário «O Poder do Cérebro», da BBC. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário.

Lições nº 49 e 50

7 de Novembro de 2011

Sumário: Observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: o síndrome dos membros-fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos temporais.

Lições 51 e 52

9 de Novembro de 2011

Sumário: Conclusão da observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: o síndrome dos membros-fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos temporais.

Lições nº 53 e 54

Sumário: Conclusão dos trabalhos de grupo acerca do Cérebro. Realização de reflexão global individual sobre este tema para os portefólios.

Lições 55 e 56

14 de Novembro de 2011

Sumário: Conclusão dos trabalhos de grupo acerca do Cérebro. Realização de reflexão global individual sobre este tema para os portefólios. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação de portefólios digitais e de artigos para publicação no jornal escolar. Exercícios de revisão e consolidação das matérias. Trabalho de casa: comentário crítico a um desenho de Carcassonne: «Apocalipse Neuronal».

Lições 57 e 58

16 de Novembro 2011

Sumário: Assistência à peça de teatro «Volátil» no Cineteatro Marques Duque.

Lições nº 59 e 60

17 de Novembro de 2011

Sumário: Realização de ficha de verificação de conhecimentos – tema 2: o cérebro.

Lições 61 e 62

21 de Novembro 2011

Sumário: Participação da turma no espetáculo de poesia «Gato preto gato branco», realizado no cineteatro Marques Duque e dinamizado pela Câmara Municipal de Mértola.

Lições 63 e 64

23 de Novmebro de 2011

Sumário: Início do tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Realização de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios.

Lições 65 e 66

28 de Novembro 2011

Sumário: Tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Conclusão de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios.

Lições 67 e 68

5 de Dezembro de 2011

Sumário: Tema 3 – A Cultura. Observação do filme O Menino Selvagem, de François Truffaut. Realização de questões em grupo (guião de observação acerca do conteúdo deste filme).

Lições nº 69/70/71 e 71

7 de Dezembro de 2011

Sumário: Tema 3 – A Cultura. Observação do filme O Menino Selvagem, de François Truffaut. Realização de questões em grupo (guião de observação acerca do conteúdo deste filme). Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos. Verificação de reflexões individuais dos portefólios.

Lição nº 73 e 74

12 de Dezembro de 2011

Sumário: Verificação de trabalhos dos alunos e reflexões dos portefólios. Preenchimento de grelha de autoavaliação dos portefólios individuais e dos restantes itens de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.

Lições 75 e 76

14 de Dezembro de 2012

Sumário: Verificação de trabalhos dos alunos e reflexões dos portefólios. Conferência das propostas de autoavaliação dos portefólios individuais e dos restantes itens de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. 

Lições 77 e 78

15 de Dezembro de 2011

Sumário: Entrega de portefólios avaliados. Entrega de trabalhos e reflexões dos alunos. Verificação das últimas propostas de avaliação. 

2º PERÍODO

 

Lições 79 e 80

4 de Janeiro de 2012

Sumário: Unidade 1 – Tema 2: Eu. A Mente e a Perceção. Leis e ilusões de óptica. Observação de ilusões da perceção e realização de testes. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo sobre esta temática – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas.  

Lições 81 e 82

5 de Janeiro de 2012

Sumário: Conclusão da Ficha de Trabalho de Grupo sobre a perceção – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Um exemplo concreto de exploração crítica do tema da perceção para um portefólio individual de aprendizagem.

 

Lições 83 e 84

9-1-2012 
Sumário:  Conclusão da  Ficha de Trabalho  de Grupo sobre a perceção – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre a perceção

 

Lições 85 e ​86

11-1-2012
Sumário:  Acompanhamento do trabalho dos alunos na realização do portefólio individual de aprendizagem. Avaliação do trabalho realizado: 
Marcelo Gomes e Joana Marçalo

 

Lições​ 87 e 88

11-1-2012
Sumário:  Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre o tema da cultura.

 

Lições 89 e 90

16-1-2012
Sumário:  A Aprendizagem. Conceito e teorias psicológicas. Realização de ficha de  trabalho de grupo  7  sobre este tema. Observação e comentário de uma apresentação em «powerpoint»

 

Lições 91 e ​92

18-1-2012
Sumário:  Conclusão da ficha de  trabalho de grupo 7 sobre o tema da aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.

 

Lições 93 e 94

19-1-2012
Sumário:  Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre o tema da aprendizagem.

 

Liçõ​es 95 e 96

23-1-2012
Sumário:  Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. A Memória  – ficha de trabalho de grupo sobre este tema.

 

Lições 97 e 98

25-1-2012
Sumário:  Observação no auditório do filme Memento

 

Lições 99 e 100 

26-1-2012
Sumário: Conclusão da observação no auditório do filme  Memento. Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana.

 

Lições 101 e 102

30-1-2012
Sumário: Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana.Apoio ao trabalho dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Roteiros para reflexões individuais dos temas estudados: cultura, perceção, aprendizagem e memória.

 

Lições 103 e 104

1-2-2012
Sumário:  Realização de ficha de verificação de conhecimentos sobre o tema da memória.

 

Lições 105 e 106

2-2-2012
Sumário: A emoção. Situações que desencadeiam reacções emocionais. Afetos, emoções e sentimentos. Emoções primárias e secundárias. Alterações fisiológicas relacionadas com as emoções.  Que relação existe entre emoção e expressão facial? Há universalidade nas emoções? Qual o papel da cultura na expressão das emoções? As investigações de Charles Darwin e de Paul Ekman. Acompanhamento do trabalho dos alunos sobre estas matérias

 

Lições 107 e 108

6-2-2012
Sumário:  Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos. A emoção: o riso. Interpretação do significado do riso. Observação do filme The Kid (1921), de Charlie Chaplin, no auditório da escola. Realização de trabalho  em grupo sobre o riso a partir da observação deste filme.

 

Lições 109 e 110

8-2-2012
Sumário: Realização de trabalho em grupo sobre o riso a partir da observação do filme The Kid(1921), de Charlie Chaplin. Elaboração de trabalhos de reflexão individual para os portefólios. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Teste de Inteligência Emocional, do Hay Group (Daniel Goleman).

 

Lições 111 e 112 

9-2-2012 
Sumário:  Observação  no auditório  de dois episódios da série Lie to me (uma exemplificação de como  decifrar a linguagem corporal e as expressões faciais). Registo das descrições mais importantes dos comportamentos não-verbais expostos nos episódios.

 

Lições 113/114 

13-2-2012 
Sumário:  Avaliação de portefólios digitais dos alunos e de reflexões individuais. Correção de trabalho de grupo sobre o tema da emoção. Registo de classificações.

 

Lições 115 e 116

15-2-2012
Sumário:  Avaliação de portefólios digitais dos alunos  (Emanuel Teixeira, José Sebastião, Ana Palma, Bruno Afonso e Francisco Mourão). Correção de questão de trabalho de grupo sobre o tema da emoção – Grupo de trabalho do Marcelo Gomes.

 

Lições 117 e 118

16-2-2012
Sumário: Conclusão da observação do Episódio 2 da série  Lie To Me: a descodificação da linguagem corporal e as emoções. Continuação dos trabalhos em grupo sobre esta temática.

 

Lições 119 e 120

23-2-2012
Sumário:  Conclusão dos trabalhos sobre as emoções e a linguagem corporal. Participação no inquérito do Ministério da Educação  – OTES 2012: preenchimento de inquéritos on-line na biblioteca.

 

Lições 121 e 122

27-2-2012
Sumário: Ficha de verificação de conhecimentos sobre a emoção. Entrega de reflexões individuais corrigidas e avaliadas para os portefólios.

 

Lições 123 e 124

29-2-2012
Sumário:  Conclusão da Ficha de verificação de conhecimentos sobre a emoção. Entrega de reflexões individuais corrigidas e avaliadas para os portefólios. Apoio ao trabalho dos alunos

 

Lições 12​5/126

5-3-2012
Sumário:  Que relação existe entre razão e emoção? Como funciona a mente de uma pessoa desligada das suas emoções?  A hipótese do marcador somático de António Damásio.Realização de ficha de trabalho em grupo sobre este tema - exploração crítica.

 

Lições 127 e 128

7-3-2012
Sumário: Pré-requisitos 2012 – Acesso ao Ensino Superior. Ação de informação dinamizada pela psicologia escolar, carla Gonçalves, direccionada para as turmas 12ºA, C e D. Esclarecimento de dúvidas dos alunos.

 

Lições 129 e ​130

8-3-2012
Sumário:  Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio.

 

Lições 131 e 132

12-3-2012
Sumário:  Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio. Os processos conativos ou motivacionais. Ficha de trabalho em grupo sobre esta temática. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos.

Lições 133 e 134

14-3-2012

Sumário:  Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio. Os processos conativos ou motivacionais. Ficha de trabalho em grupo sobre esta temática. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos.

3º Período

Lições 143 e 144

11 de Abril de 2012
Sumário: Conceito de inteligência, a imaginação e acriatividade. Abordagens teóricas à noção de inteligência.O Q.I. e as críticas aos testes de inteligência. Noção de pensamento. Convergência e divergência. Inteligência emocional. Trabalho de grupo.

Lições 145 e 146

12 de Abril de 2012
Sumário: Conclusão do trabalho de grupo sobre o tema da inteligência, imaginação e criatividade. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. A mente como um todo unificado e integrado de processos.

Lições 147 e 148


16 de Abril de 2012
Sumário: Observação do documentário da NG Génio por Acidente. O mistério do autismo e a síndrome de savant. O que é ser-se inteligente? O que é a genialidade? Realização em grupo das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Lições 149 e 150


18 de Abril de 2012
Sumário: Realização das questões alusivas ao documentário da NG Génio por Acidente. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Lições 151 e 152


19 de Abril de 2012
Sumário: Conclusão dos trabalhos de grupo sobre o tema da inteligência. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Trabalhos de pesquisa na biblioteca.

Lições 153 e 154


23 de Abril de 2012
Sumário: As relações precoces mãe-bebé. Realização de ficha de trabalho de pesquisa em grupo sobre este tema. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Lições 155 e 156


30 de Abril de 2012
Sumário: As relações precoces mãe-bebé. Observação de documentário A Ciência dos Bebés, da National Geographic. Realização de guião com questões orientadoras para este documentário.

Lições 157 e 158


2 de Maio de 2012
Sumário: Realização de trabalhos em grupo sobre as matérias estudadas – as relações precoces. Pesquisa de manuais e dicionários de psicologia. Utilização dos computadores da biblioteca para pesquisa de informação.

Lições 159 e 160

 3 de Maio de 2012
Sumário: Conclusão dos trabalhos sobre as relações precoces e a visualização do documentário «A Ciência dos Bebés».

Lições 161 e 162


7 de Maio de 2012
Sumário: Entrega dos trabalhos corrigidos e classificados sobre o tema das relações precoces. Ficha de verificação de conhecimentos.

Lições 163 e 164


 9 de Maio de 2012
Sumário: Realização de ficha de trabalho de grupo: Eu com os outros. As relações interpessoais e intergrupais. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.

Lições 165 e 166


 10 de Maio de 2012
Sumário: Realização de ficha de trabalho de grupo: Eu com os outros. As relações interpessoais e intergrupais. Da cognição social à relação entre estereótipo e preconceito. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.

Lições 167 e 168/169 e 170


16 de Maio de 2012
Sumário: Observação do filme Água – As Margens do Rio Sagrado, da realizadora indiana Deepa Mehta. Tópicos orientadores de apoio à resolução das questões do guião de observação deste filme.

Lições 171 e 172


 17 de Maio de 2012
Sumário: Realização em grupo das questões alusivas à observação do filme Água – As Margens do Rio Sagrado, da realizadora indiana Deepa Mehta. Tópicos orientadores de apoio à resolução das questões do guião de observação deste filme.

Lições 173 e 174


 21 de Maio de 2012
Sumário: Eu nos contextos – O modelo ecológico do desenvolvimento. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática.

Lições 175 e 176


23 de Maio de 2012
Sumário: A Procura da Mente – Problemas e conceitos teóricos estruturadores da Psicologia. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática.

Lições 179 e 180

28 de Maio de 2012
Sumário: A Psicologia em Portugal. Principais áreas da Psicologia Aplicada. A distinção entre psicólogos clínicos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo 17 sobre esta temática. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Verificação de trabalhos e correção. Observação de portefólios.

Lições 181 e 182

 30 de Maio de 2012
Sumário: Observação do filme Cubo. Revisão de matérias estudas em articulação com este filme.