Relações Interpessoais

 

«Um cérebro Brilhante»

 

Quando somos tocados pelas obras superiores, o fascínio da genialidade acontece-nos. A que se deve a genialidade, aos genes ou ao meio? 

O Cérebro é o órgão mais importante do nosso corpo. Pequeno no tamanho mas, extraordinariamente grande nas capacidades intelectuais, emocionais, motoras... Paradoxalmente, o cérebro é o órgão, de que disponhomos, que continua mais misterioso.

O documentário da National Geographic,  “Um Cérebro Brilhante” dá-nos algumas pistas para irmos desvendando este enigma fascinante. Veja o episódio 1- "Nascido para ser Génio”: Marc Yu, de sete anos, é um prodígio a tocar piano. A que se deve o seu talento? À precocidade e tenacidade do pequeno pianista, ou já nasceu com um cérebro excepcional? O cérebro de um génio é anatómica e fisiologicamente diferente dos restantes seres humanos?

Será que os génios nascem com um cérebro brilhante ou trabalham mais que os outros?

“Água” - um filme sobre crianças viúvas na Índia de Ghandi

 

Um filme impressionante que fala sobre uma viúva de 8 anos que nunca conheceu o marido e que é encarce India Ghandi Filme Viuva Prostituicao Cinema Agua Water rada numa casa de acolhimento estritamente aberta para receber viúvas. Segundo a tradição indiana estas mulheres devem ficar isoladas da sociedade até ao final das suas vidas e não podem voltar a casar. Isto mesmo que tenham oito anos e continuem virgens. O filme chama-se “Água” (“Water”), realizado por Deepa Mehta em 2005. Uma história impressionante sobre a triste sina das viúvas na Índia do século passado, quando as ideias de Ghandi começam a mudar o rumo da tradição. Uma história sobre a criança Chuyia e a sua amiga Kalyani que se prostitui para financiar o “lar” de viúvas e que ousa perturbar as regras apaixonando-se por um homem com estudos universitários que está disposto a desafiar a tradição. Estas mulheres além de remetidas ao esquecimento nã

 

o têm dinheiro para comer e vivem da caridade alheia. As mais novas usam a prostituição para pagar as despesas das mais idosas num jogo social que todos conhecem mas querem ignorar.

 Cubo

 “Seis indivíduos despertam das suas vidas para um pesadelo assustador: eles estão fechados numa prisão surreal, um imenso labirinto de divisões em forma de cubos, cheio de armadilhas mortais. A ordenação dos indivíduos parece aleatória, e até mesmo perversa. Nenhuma destas pessoas sabe porquê ou como é que foram aprisionadas…”

Titulo Original: Cube

Realização: Vincenzo Natali
Argumento: Vincenzo Natali, André Bijelic, Graeme Manson
Actores: Maurice Dean Wint, Nicole deBoer, Nicky Guadagni

Géneros adicionais do filme: Drama, Mistério, Ficção Ciêntifica, Thriller

Podemos ainda encontrar o filme 'Hypercube'' realizado em 2002 e o ''Cubo zero'' realizado em 2004 também observados em aula.