Lições
Lições 1 e 2
12 de Setembro de 2011
Sumário: Apresentação. Critérios de avaliação da disciplina. O trabalho de portefólio e as suas características. Breve exposição sobre os conteúdos programáticos da disciplina.
Lições 3 e 4
14 de Setembro de 2011
Sumário: A genética e a sua relação com o comportamento humano. Realização de ficha de trabalho de grupo sobre esta temática com consulta de fontes diversificadas de informação.
Lições 5 e 6
15 de Setembro de 2011
Sumário: A genética e a sua relação com o comportamento humano. Conclusão da ficha de trabalho de grupo 1. Observação do documentário «A Jornada do Homem», da National Geographic – a ciência genética prova que o racismo não tem fundamento.
Lições 7 e 8
19 de Setembro de 2011
Sumário: Entrega e correção da ficha de trabalho de grupo 1 - A genética e a sua relação com o comportamento humano. Continuação da observação do documentário «A Jornada do Homem», da National Geographic. Retrospetiva sobre as questões do guião abordadas na aula anterior. Receção do trabalho de casa.
Lições 9 e 10
21 de Setembro de 2011
Sumário: Conclusão da observação do documentário «A Jornada do Homem», da National Geographic. Retrospetiva sobre as questões do guião abordadas na aula anterior. Questão final: genética e racismo.
Lições 11 e 12
22 de Setembro de 2011
Sumário: A clonagem. Uma oportunidade e um desafio. Observação do documentário «Clonagem», da National Geographic. Trabalho de grupo: resolução das questões do guião deste documentário.
Lições 13 e 14
26 de Setembro de 2011
Sumário: Conclusão da observação do documentário «Clonagem», da National Geographic. Trabalho de grupo: resolução das questões do guião deste documentário. Acompanhamento do trabalho dos alunos e esclarecimento de dúvidas.
Lições 15 e 16
28 de Setembro de 2011
Sumário: Conclusão das questões sobre a observação do documentário «Clonagem», da National Geographic. Acompanhamento do trabalho dos alunos e esclarecimento de dúvidas - Biblioteca.
Lições 17 e 18
29 de Setembro de 2011
Sumário: Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários. Ficha formativa de verificação de conhecimentos da Unidade 1 – A Genética. Um mistério da evolução humana: «homo sapiens» e «homo neandertalensis».
Lições 19 e 20
3 de Outubro de 2011
Sumário: Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários. Leitura de artigo da revista National Geographic Portugal - «O Último Neandertal», datado de Novembro de 2008.
Lições 21 e 22
6 de Outubro de 2011
Sumário: Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários. Leitura de artigo da revista National Geographic Portugal - «O Último Neandertal», datado de Novembro de 2008. Elaboração de ensaios sobre o mistério da extinção do homem de Neandertal.
Lições 23 e 24
10 de Outubro de 2011
Sumário: Revisão de trabalhos dos alunos e avaliação das suas reflexões nos portefólios digitais e nos cadernos diários. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação dos trabalhos de produção escrita sobre o mistério da extinção do homem de Neandertal.
Lições 25 e 26
12 de Outubro de 2011
Sumário: Observação de documentário Neanderthal, (Discovery Channel). Elaboração em grupo das respostas às questões do guião de observação.
Lições 27 e 28
12 de Outubro de 2011
Sumário: Continuação da observação de documentário Neanderthal, (Discovery Channel). Elaboração em grupo das respostas às questões do guião de observação.
Lições 29 e 30
13 de Outubro de 2011
Sumário: Avaliação dos trabalhos realizados pelos alunos. Registo de classificações. Envio de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados via e-mail. Avaliação de portefólios digitais.
Lições 31 e 32
17 de Outubro de 2011
Sumário: Conclusão da observação do documentário «Neanderthal» e elaboração das respostas do guião.
Lições 33 e 34
19 de Outubro de 2011
Sumário: Ao – O Último Neandertal. Observação deste filme no Auditório.
Lições 35 e 36
Lições nº 37 e 38
24 de Outubro de 2011
Lições nº 39 e 40
26 de Outubro de 2011
O Cérebro. Estruturas, funções e lesões. FTG3 sobre esta temática. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios.
Lições nº 41 e 42
27 de Outubro de 2011
O Cérebro. Lesões, função de suplência e unidade funcional. FTG 4: acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet. Revisão e avaliação de trabalhos e reflexões individuais dos alunos – portefólios. A teoria triúnica do cérebro de Paul MacLean e os seus críticos.
Lições nº 43 e 44
31 de Outubro de 2011
Sumário. Avaliação de trabalhos dos alunos e reflexões individuais dos portefólios. Conclusão das questões da FTG 4: acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas. Consulta de manuais de psicologia, dicionários, sítios na internet.
Lições 45 e 46
2 de Novembro de 2011
Lições 47 e 48
Lições nº 49 e 50
7 de Novembro de 2011
Sumário: Observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: o síndrome dos membros-fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos temporais.
Lições 51 e 52
9 de Novembro de 2011
Sumário: Conclusão da observação do documentário «Segredos da Mente», da PBS. Resolução das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Da lesão ao cérebro normal: o síndrome dos membros-fantasma, a «visão cega», o «Neglet visual», a «Delusão de Capgras» e a epilepsia dos lobos temporais.
Lições nº 53 e 54
Sumário: Conclusão dos trabalhos de grupo acerca do Cérebro. Realização de reflexão global individual sobre este tema para os portefólios.
Lições 55 e 56
14 de Novembro de 2011
Sumário: Conclusão dos trabalhos de grupo acerca do Cérebro. Realização de reflexão global individual sobre este tema para os portefólios. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação de portefólios digitais e de artigos para publicação no jornal escolar. Exercícios de revisão e consolidação das matérias. Trabalho de casa: comentário crítico a um desenho de Carcassonne: «Apocalipse Neuronal».
Lições 57 e 58
16 de Novembro 2011
Sumário: Assistência à peça de teatro «Volátil» no Cineteatro Marques Duque.
Lições nº 59 e 60
17 de Novembro de 2011
Sumário: Realização de ficha de verificação de conhecimentos – tema 2: o cérebro.
Lições 61 e 62
21 de Novembro 2011
Sumário: Participação da turma no espetáculo de poesia «Gato preto gato branco», realizado no cineteatro Marques Duque e dinamizado pela Câmara Municipal de Mértola.
Lições 63 e 64
23 de Novmebro de 2011
Sumário: Início do tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Realização de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios.
Lições 65 e 66
28 de Novembro 2011
Sumário: Tema 3 – A Cultura. As capacidades culturais do ser humano. Da socialização à diversidade humana. Conclusão de ficha de trabalho de grupo 5 sobre este tema. Verificação de reflexões dos alunos para os portefólios.
Lições 67 e 68
5 de Dezembro de 2011
Sumário: Tema 3 – A Cultura. Observação do filme O Menino Selvagem, de François Truffaut. Realização de questões em grupo (guião de observação acerca do conteúdo deste filme).
Lições nº 69/70/71 e 71
7 de Dezembro de 2011
Sumário: Tema 3 – A Cultura. Observação do filme O Menino Selvagem, de François Truffaut. Realização de questões em grupo (guião de observação acerca do conteúdo deste filme). Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos. Verificação de reflexões individuais dos portefólios.
Lição nº 73 e 74
12 de Dezembro de 2011
Sumário: Verificação de trabalhos dos alunos e reflexões dos portefólios. Preenchimento de grelha de autoavaliação dos portefólios individuais e dos restantes itens de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.
Lições 75 e 76
14 de Dezembro de 2012
Sumário: Verificação de trabalhos dos alunos e reflexões dos portefólios. Conferência das propostas de autoavaliação dos portefólios individuais e dos restantes itens de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.
Lições 77 e 78
15 de Dezembro de 2011
Sumário: Entrega de portefólios avaliados. Entrega de trabalhos e reflexões dos alunos. Verificação das últimas propostas de avaliação.
2º PERÍODO
Lições 79 e 80
4 de Janeiro de 2012
Sumário: Unidade 1 – Tema 2: Eu. A Mente e a Perceção. Leis e ilusões de óptica. Observação de ilusões da perceção e realização de testes. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo sobre esta temática – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas.
Lições 81 e 82
5 de Janeiro de 2012
Sumário: Conclusão da Ficha de Trabalho de Grupo sobre a perceção – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Um exemplo concreto de exploração crítica do tema da perceção para um portefólio individual de aprendizagem.
Lições 83 e 84
Lições 85 e 86
Lições 87 e 88
Lições 89 e 90
Lições 91 e 92
Lições 93 e 94
Lições 95 e 96
Lições 97 e 98
Lições 99 e 100
Lições 101 e 102
Lições 103 e 104
Lições 105 e 106
Lições 107 e 108
Lições 109 e 110
Lições 111 e 112
Lições 113/114
Lições 115 e 116
Lições 117 e 118
Lições 119 e 120
Lições 121 e 122
Lições 123 e 124
Lições 125/126
Lições 127 e 128
Lições 129 e 130
Lições 131 e 132
Lições 133 e 134
14-3-2012
Sumário: Conclusão dos trabalhos sobre a hipótese dos marcadores somáticos do neurocientista português António Damásio. Os processos conativos ou motivacionais. Ficha de trabalho em grupo sobre esta temática. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados dos alunos.
3º Período
Lições 143 e 144
11 de Abril de 2012
Sumário: Conceito de inteligência, a imaginação e acriatividade. Abordagens teóricas à noção de inteligência.O Q.I. e as críticas aos testes de inteligência. Noção de pensamento. Convergência e divergência. Inteligência emocional. Trabalho de grupo.
Lições 145 e 146
12 de Abril de 2012
Sumário: Conclusão do trabalho de grupo sobre o tema da inteligência, imaginação e criatividade. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. A mente como um todo unificado e integrado de processos.
Lições 147 e 148
16 de Abril de 2012
Sumário: Observação do documentário da NG Génio por Acidente. O mistério do autismo e a síndrome de savant. O que é ser-se inteligente? O que é a genialidade? Realização em grupo das questões alusivas ao guião de observação deste documentário. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Lições 149 e 150
18 de Abril de 2012
Sumário: Realização das questões alusivas ao documentário da NG Génio por Acidente. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Lições 151 e 152
19 de Abril de 2012
Sumário: Conclusão dos trabalhos de grupo sobre o tema da inteligência. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Trabalhos de pesquisa na biblioteca.
Lições 153 e 154
23 de Abril de 2012
Sumário: As relações precoces mãe-bebé. Realização de ficha de trabalho de pesquisa em grupo sobre este tema. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Lições 155 e 156
30 de Abril de 2012
Sumário: As relações precoces mãe-bebé. Observação de documentário A Ciência dos Bebés, da National Geographic. Realização de guião com questões orientadoras para este documentário.
Lições 157 e 158
2 de Maio de 2012
Sumário: Realização de trabalhos em grupo sobre as matérias estudadas – as relações precoces. Pesquisa de manuais e dicionários de psicologia. Utilização dos computadores da biblioteca para pesquisa de informação.
Lições 159 e 160
3 de Maio de 2012
Sumário: Conclusão dos trabalhos sobre as relações precoces e a visualização do documentário «A Ciência dos Bebés».
Lições 161 e 162
7 de Maio de 2012
Sumário: Entrega dos trabalhos corrigidos e classificados sobre o tema das relações precoces. Ficha de verificação de conhecimentos.
Lições 163 e 164
9 de Maio de 2012
Sumário: Realização de ficha de trabalho de grupo: Eu com os outros. As relações interpessoais e intergrupais. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.
Lições 165 e 166
10 de Maio de 2012
Sumário: Realização de ficha de trabalho de grupo: Eu com os outros. As relações interpessoais e intergrupais. Da cognição social à relação entre estereótipo e preconceito. Acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos e esclarecimento de dúvidas.
Lições 167 e 168/169 e 170
16 de Maio de 2012
Sumário: Observação do filme Água – As Margens do Rio Sagrado, da realizadora indiana Deepa Mehta. Tópicos orientadores de apoio à resolução das questões do guião de observação deste filme.
Lições 171 e 172
17 de Maio de 2012
Sumário: Realização em grupo das questões alusivas à observação do filme Água – As Margens do Rio Sagrado, da realizadora indiana Deepa Mehta. Tópicos orientadores de apoio à resolução das questões do guião de observação deste filme.
Lições 173 e 174
21 de Maio de 2012
Sumário: Eu nos contextos – O modelo ecológico do desenvolvimento. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática.
Lições 175 e 176
23 de Maio de 2012
Sumário: A Procura da Mente – Problemas e conceitos teóricos estruturadores da Psicologia. Ficha de trabalho de grupo sobre esta temática.
Lições 179 e 180
28 de Maio de 2012
Sumário: A Psicologia em Portugal. Principais áreas da Psicologia Aplicada. A distinção entre psicólogos clínicos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo 17 sobre esta temática. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Verificação de trabalhos e correção. Observação de portefólios.
Lições 181 e 182
30 de Maio de 2012
Sumário: Observação do filme Cubo. Revisão de matérias estudas em articulação com este filme.